CONHEÇA O PAI QUE REGISTROU O NASCIMENTO DE SUA FILHA NO BLOCKCHAIN

santiago-siri-600x370

Santiago Siri, empreendedor de São Francisco, comemorou a chegada de sua bebezinha Roma de uma forma um tanto diferente nesta semana: com o registro de seu nascimento no blockchain do Bitcoin.
Fazer isso pareceu um passo normal para Siri, cujo interesse na descentralização e na tecnologia blockchain fica evidente por seu papel na democracy.earth, onde está trabalhando com Pia Mancini, mãe de Roma, em futuros projetos do blockchain.
Estimulado por um encontro com Ryan Shea, cofundador da startup de protocolo de identidadeOneName, Siri decidiu registrar o nascimento de Roma no blockchain, entusiasmado pela ideia de fazê-lo em uma base de dados descentralizada que estivesse fora do controle do governo.
Siri contou à CoinDesk:
O primeiro registro de base de dados feito para cada ser humano até agora sempre foi em uma base de dados do governo. Fazer a Roma ser a primeira exceção à isso, ter sua identidade registrada no blockchain (ao invés de) em qualquer outro lugar é uma afirmação poderosa que declara que ela é uma cidadã da Terra, ao invés de uma porção de território arbitrária controlada por um poder central.”
Essa foi sua primeira certidão de nascimento e, como tal, é uma pequena quantidade de dados que sempre pode ser comprovada em qualquer lugar do mundo com uma conexão de internet. Politicamente falando, é algo incrivelmente poderoso se você parar para pensar. Enquanto os estados dependem de burocracias fechadas para apoiar seu sistema de crenças institucional, o mundo tem a internet e o blockchain”, acrescentou.

O REGISTRO DO NASCIMENTO

A família de Siri, talvez não surpreendida pelo constante fascínio do empreendedor com a tecnologia, aceitou a ideia de registrar a chegada de Roma no blockchain.
Aqueles próximos a mim já sabem o quão apaixonado sou pelo blockchain e por tecnologias civis em geral. Minha família provavelmente acha que sou meio louco, mas quando consultei a Pia sobre fazer isso, ela me deu seu total apoio”, disse Siri, acrescentando.
Ela também é uma firme adepta das implicações revolucionárias que esta nova onda da internet pode ter para as futuras gerações.”
Para registrar o nascimento, Siri primeiramente gravou um vídeo, informando o nome completo do bebê, data e local de nascimento, e misturou as informações no blockchain com o uso do serviço de verificação Proof of Existence do blockchain. Fazendo isso, o empreendedor assegurou que o arquivo foi autenticado e validado pela rede de mineração do bitcoin, uma rede mundial de computadores que contribui com o registro.
Para validar ainda mais o processo, Siri também adicionou seu testemunho, o da mãe de Roma e o de suas duas avós.
Também acrescentou provas adicionais na forma da certidão de nascimento do hospital, embora, no vídeo, Siri tenha feito uma observação proposital de que o nascimento tinha ocorrido em São Francisco e tenha evitado citar um país ou uma localização ou jurisdição geográfica específica.
Ele também apresentou uma captura de tela que mostrou o último bloco minerado no blockchain.
Ninguém pode contestar que (o) arquivo foi gravado antes de domingo, 8 de novembro, ou modificar seu conteúdo sem alterar a prova, tornando esse arquivo um certificado válido dos eventos que descreve”, acrescentou.

AMOR À PRIMEIRA VISTA

Siri também aproveitou sua entrevista para falar sobre seu interesse em tecnologia, que começou em 2011, e como seu crescimento poderia influenciar o mundo no qual sua filha cresceria.
“Foi amor à primeira vista, especialmente para alguém que vive em um país como a Argentina, com inflação alta e impossibilidade de conseguir moeda estrangeira”, ele disse ao CoinDesk.
Essas tecnologias, ele disse, possuem uma força de emancipação intrínseca que ajuda os usuários a tornarem-se agentes independentes:
[O Bitcoin e o blockchain] não exigem permissões e conectam imediatamente qualquer pessoa a um sistema financeiro que não é controlado por governos ou bancos. E, em meu ponto de vista, o que a internet fez pela mídia e pela cultura, o blockchain fará pelas instituições e organizações humanas.”
Siri fala por experiência própria, observando como viu em que medida esta tecnologia emergente se mostrou para ativistas na América do Sul, sua região de origem.
De modo semelhante a seus contemporâneos, o empreendedor explicou que acredita que o maior potencial do blockchain e do bitcoin está nos países em desenvolvimento, onde há uma necessidade urgente por sistemas alternativos para transformar a situação atual.
Siri disse que está próximo do blockchain e da comunidade descentralizada da área de São Francisco, mas alertou que ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que esta tecnologia cumpra seu potencial.
“O desenvolvimento destes tipos de aplicação não é trivial, ainda parece que (apenas) alguns (estão) trabalhando em cima dessa tecnologia extremamente inovadora, e certamente estamos nos dias iniciais da revolução”, concluiu.

IDENTIDADE NO BLOCKCHAIN

O potencial do blockchain no registro de identidades esteve em destaque no passado, com o trabalho específico de várias empresas do ramo neste caso de uso.
A ShoCard, que recentemente levantou um financiamento de US$ 1.5 milhões, está buscando potencializar a tecnologia blockchain para o gerenciamento de identidades.
O provedor de protocolo de identificação de código aberto OneName, o qual recebeu capital semente de investidores incluindo Barry Silbert e a SV Angel, firma de investimento sediada em São Francisco, também está trabalhando para causar a disrupção na forma com a qual é feito o gerenciamento de identidades on-line.
Indo mais longe, a possibilidade de usar um livro-razão descentralizado para registrar identidades também chamou a atenção de celebridades como Lucy Liu, que se revelou uma surpreendente defensora durante a Reunião Blockchain privada realizada na ilha particular de Richard Branson no início deste ano.
SHARE

Grupo AirBit Brasil

Como fazemos parte do grupo BITCOINS INVESTIMENTOS, tenho certeza que você vai adorar conhecer o AirBitClub, um clube de investimentos em Bitcoins que paga de 30 a 50% de lucro sobre o valor investido e possui um programa de afiliados que remunera super bem... ganhe 20% do valor investido pelo seus indicados imediatamente... e melhor, tudo isso em Bitcoins. Receba Bitcoins todos os dias direto em sua carteira!.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário