Na conferência Money 20/20 em Las Vegas, a Nasdaq revelou sua nova plataforma de negociação Linq com sua primeira demonstração. A instituição revelou no início do ano que faria uma experiência com a tecnologia blockchain para ver como ela lidaria com a negociação de ações. Robert Greifeld, presidente do Nasdaq Group, contou na conferência que os primeiros participantes incluirão as empresas Chain, Vera, Tango, ChangeTip e outras.
Estamos bastante encorajados pela procura inicial pela Nasdaq Linq por parte destas empresas inovadoras e pioneiras, e a confirmação que ela representa de nossa aplicação da tecnologia bitcoin.A aplicação do blockchain ao mercado privado é a inovação construída em cima da inovação e traz consigo a oportunidade de alterar para sempre o futuro da infraestrutura de serviços financeiros. — Bob Greifeld, presidente da Nasdaq
A Nasdaq é um dos maiores serviços a oferecer negociação, compensação e tecnologia de bolsa de valores para mercados públicos e privados. O Linq é uma tecnologia possibilitada pelo blockchain que implementa vários aspectos da negociação de ações pelo mercado. O serviço foi feito para colaborar com o ExactEquity, serviço de gerenciamento na nuvem de seu mercado privado. Os usuários que utilizarem o Linq terão acesso a um grande grupo de ferramentas de gerenciamento de ações o qual permite que empresas privadas digitalizem e implementem novas tecnologias.
Muitos debates vem ocorrendo sobre se ativos privados devem serem negociados através do blockchain do bitcoin ou não. Alguns gostam da ideia de blockchains autorizados funcionando com seus próprios acordos ou agindo como uma cadeia paralela ao bitcoin. Existem aqueles que sentem que a emissão de ativos além do bitcoin pela rede irá apenas inchar o blockchain. Empresas como SETL.io, MultiChain, Openchain, Mijin e outras fazem parecer como se existissem muitas ideias do blockchain autorizadas por aí, e as pessoas querem envolver-se com esta tecnologia rapidamente.
A Nasdaq diz que quer a tecnologia do blockchain pronta para empresas, e é por isso que iniciaram esta iniciativa junto a empresas como PeerNova, Chain, IDEO e os próprios tecnologistas da empresa. Já estão tornando-se relativamente conhecidas no setor a transformação financeira e a redução exponencial de custos de infraestrutura provocadas pela tecnologia bitcoin. O gerenciamento de ações é muito caro e agrega uma quantidade grande de pessoas à equação, as quais normalmente também podem cometer erros. Livros contábeis distribuídos tem tornado o sistema menos caro porque não há a necessidade de tantas pessoas lidando com o trabalho de contabilidade e porque são protegidos por verificações com marcação de data e hora, o que torna o processo muito mais legítimo.
“A Chain está entusiasmada por estar servindo de base para a Nasdaq Linq e por ser um cliente inaugural desta nova e inovadora plataforma. Estamos empolgados por potencializar a Nasdaq Linq para emitir e gerir os títulos de nossa empresa de uma forma mais eficiente e transparente.” — Adam Ludwin, presidente da Chain.com
A Nasdaq vem promovendo soluções de negociação desde 1971, e o mercado americano/canadense é o segundo maior mercado de ações do mundo. A empresa sempre teve um olhar aguçado para a tecnologia, sendo o primeiro mercado eletrônico de negociações a oferecer cotações inicialmente. Então a Nasdaq adquiriu o Over-the-Counter (OTC), a cláusula leonina das negociações de ações globais em 1987, e a referência à bolsa era normalmente chamada de OTC na época. A bolsa tinha mostrado interesse na tecnologia blockchain no começo, antes de muitas instituições financeiras considerarem suas utilizações. O grupo anunciou que estava testando a plataforma Open Assets criada pela Coinprism e recentemente colaborou em uma parceria com a Secondmarket Solutions.
O grupo Nasdaq acredita no uso de “tecnologias atestadas que fornecem transparência e percepção para a navegação em mercados de capital globais da atualidade.” O serviço disse que iniciou recentemente um plano para estabelecer votos por procuração utilizando a tecnologia blockchain com seu projeto de validação de conceito na Estônia. A empresa tem muita confiança nos livros contábeis distribuídos, disse Fredrik Voss, vice-presidente e líder de estratégia de blockchain da Nasdaq à efinancial news: “A vantagem óbvia do livro contábil distribuído é evidente em mercados financeiros para coisas como liquidação e custódia, e para agregar eficiência à processos de operação interna”. Muitos olhos estarão voltados para os próximos passos desta gigante casa de negociações brincando com a tecnologia fundamental por trás do bitcoin, assim como irão ansiar desesperadamente por participar em suas aplicações.
0 comentários:
Postar um comentário