COMO EXPLICAR BITCOIN PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS?

COMO EXPLICAR BITCOIN PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS?

bitcoin4kids
O texto a seguir foi traduzido de um artigo do web site medium.com.

SE VOCÊ CONTINUA SEM SABER O QUE DIABOS É BITCOIN…


Nós dois estamos sentados em um banco de um parque num dia bonito.
Eu tenho uma maçã comigo. Eu dou a maçã para você.
Agora você tem uma maçã e eu tenho zero.
Simples, não?
Vamos agora ver o que aconteceu:
Minha maçã foi fisicamente colocada na sua mão.
Você sabe que isso aconteceu. Eu estava lá. Você estava lá. Você tocou na maçã.
Nós não precisamos de uma terceira pessoa para nos ajudar a fazer a transferência. Nós não tivemos que chamar um juiz para sentar conosco no banco e confirmar que a maçã passou de mim para você.
A maçã é sua! Eu não posso lhe dar uma outra maçã por que eu não tenho nenhuma sobrando. Eu não posso controlar mais isso. A maçã saiu completamente de minha posse. Você agora tem controle absoluto sobre a maçã. Você pode dá para seu amigo se quiser, e então esse amigo pode também para outro amigo e assim por diante.
Então é assim que parece uma transação feita pessoalmente. Eu acho que é a mesma coisa se eu lhe der uma banana, um livro, uma moeda de vinte cinco centavos, uma nota de 1 real…
Mas estou me adiantando demais.

DE VOLTA ÀS MAÇÃS!

Agora digamos que eu tenha uma maçã digital. Aqui, estou lhe dando minha maçã digital.
Ah! Agora está ficando mais interessante.
Como você sabe que aquela maçã digital, que costumava ser minha, é agora sua, apenas sua? Pense sobre isso por um segundo.
É mais complicado, certo? Como você sabe se eu não enviei aquela maçã para meu tio anexada em um e-mail primeiro? Ou para teu amigo João? Ou para minha amiga Lisa também?
Talvez eu tenha feito umas duas cópias daquela maçã digital no meu computador. Talvez eu tenha posto elas na Internet e um milhão de pessoas fizeram o download.
Como você vê, essa troca digital é um pouco problemática. Enviar maçãs digitais não é a mesma coisa de enviar maçãs de verdade.
Alguns inteligentes cientistas da computação deram até um nome para tal problema: é chamado de problema do gasto duplo. Mas não se preocupe com isso. Tudo que você precisa saber é que isso tem lhes confundido por um bom tempo e eles nunca resolveram o problema.
Até agora.
Mas vamos tentar encontrar uma solução nós mesmos.

AGENDAS DE PAGAMENTOS

Talvez essas maçãs digitais precisem ser registradas numa agenda de pagamentos. É basicamente um livro onde você pode rastrear todas as transações – um livro contábil (razão).
Essa agenda, uma vez que seja digital, precisa viver em seu próprio mundo e ter alguém para tomar de conta.
Como no jogo ‘War of Warcraft’. Blizzard, os caras que criaram o jogo online, têm uma “agenda digital” de todas as raras espadas de fogo que existem em seu sistema. Então, ótimo, alguém como eles podem ser capazes de manter uma contagem de nossas maçãs digitais. Incrível – nós resolvemos o problema!

MAIS PROBLEMAS

No entanto, ainda existem problemas:
1) E se um cara do Blizzard criar mais maçãs? Bastava ele adicionar umas duas maçãs para o saldo dele quando ele quisesse!
2) Não é exatamente como quando nós estávamos naquele banco do parque naquele dia. Lá éramos só eu e você. Passando pelo Blizzard é como trazer um juiz (uma terceira parte) para validar todas as transações dos bancos de nosso parque. Então como eu posso te entregar minha maçã digital do mesmo jeito que te entreguei a maçã de verdade?

EXISTE ALGUMA FORMA DE REPLICAR ‘DIGITALMENTE’ AS TRANSAÇÕES DO NOSSO BANCO DO PARQUE SOMENTE ENTRE VOCÊ E EU? PARECE QUE SIM…

A SOLUÇÃO
E se déssemos essa agenda de pagamentos para todo mundo? Ao invés dessa agenda residir somente em um computador da Blizzard, ela ficará no computador de todo mundo. Todas as transações em maçãs digitais que já aconteceram, de todos os tempos, serão gravadas nessa agenda (que está nos computadores de todos).
Você não pode fraudá-la. Eu não posso mandar para você maçãs digitais que não possuo, simplesmente por que elas não sincronizariam com as outras no sistema. Seria um sistema bem difícil de se burlar. Especialmente se o sistema se tornar muito grande.
Além de que, o sistema não é controlado por nenhuma pessoa, então eu sei que não há ninguém que pode decidir dar a si mesmo mais maçãs digitais. As regras do sistema foram definidas bem no começo. E o código e regras são abertos (open-source) – como no software usado no telefone Android da sua mãe. Ou tipo a enciclopédia Wikipédia, que está lá para que os mais sábios possam contribuir, manter, melhorar e verificar.
Você também pode participar dessa rede também e atualizar na agenda de pagamentos para garantir que tudo funcione. Pelo trabalho, você poderia ganhar 25 maçãs digitais como recompensa. Aliás, essa é a única maneira de se criar mais maçãs digitais no sistema.

EU SIMPLIFIQUEI BASTANTE

… mas esse sistema que eu expliquei, existe. É chamado de protocolo Bitcoin (repare que quando ele se refere ao protocolo, sistema ou rede, ele usa o “B” maiúsculo). E aquelas maçãs digitais são os “bitcoins” dentro do
sistema (agora quando ele fala de bitcoins como moeda, ele usa o “b” minúsculo). Que chique!
Então, você consegue ver o que aconteceu? O que é que a agenda pública de pagamentos permite?
1) O código é aberto, lembra? O número total de maçãs foi definido na agenda de pagamentos bem no início. Eu sei o número exato (de maçãs) que existem. Dentro do sistema, eu sei que elas são limitadas (escassas).
2) Quando eu faço uma troca, eu sei que aquela maçã saiu de minha posse de um modo que se pode certificar, e agora ela é completamente sua. Eu não costumava dizer isso sobre coisas digitais. A maçã será atualizada e verificada pela agenda pública de pagamentos.
3) Por ser uma agenda pública, eu não preciso de um juiz (ou de terceiros) para ter certeza de que eu não trapaceei, ou tirei outras cópias para mim mesmo, ou enviei maçãs duas vezes, ou três vezes…
Dentro do sistema, a troca de uma maçã digital é agora exatamente como a troca de uma maçã de verdade. Agora o sistema está tão bom quanto ver uma maçã sair fisicamente da minha mão e cair dentro do seu bolso. E, exatamente como no banco do parque, a troca envolveu apenas duas pessoas. Você e eu – nós não precisamos de um juiz para ter certeza de que a troca foi válida.
Em outras palavras, as maçãs se comportam como objetos físicos.
Mas quer saber uma coisa legal? Continua digital. Nós podemos agora lidar com 1000 maçãs, ou 1 milhão de maçãs, ou mesmo 0.00000001 maçã. Eu posso enviá-las com o clique de um botão e eu ainda posso fazê-las cair dentro do seu bolso mesmo se eu estivesse na Nicarágua e você estivesse em Nova Iorque.
Eu posso até fazer outras coisas digitais viajarem por cima dessas maçãs digitais! É tudo digital, afinal de contas! Talvez eu possa anexar algum texto junto às maçãs – uma notificação digital. Ou talvez eu possa anexar coisas mais importantes: tipo um contrato, ou um certificado de ações, ou uma identidade digital…
Então isso é ótimo! Como nós devemos tratá-las e como estabelecer um preço para essas “maçãs digitais”? Elas são bem úteis, não são?
Bem, um monte de pessoas estão discutindo isso agora. Há debates entre essa ou aquela escola econômica. Debates entre políticos. Entre programadores.
Mas não dê ouvidos a todos eles, pois algums são bem sabidos, outros são mal informados. Alguns dizem que o sistema vale muito dinheiro, já outros dizem que não vale nada.
Teve gente que chegou a pagar $1300 por maçã. Alguns dizem que é ouro digital outros dizem que é dinheiro. Outros dizem que é exatamente como tulipas. Alguns dizem que irá mudar o mundo, outros dizem que é apenas uma mania nova.

Agora sim, criança, você sabe mais sobre Bitcoin que a maioria (das pessoas).
SHARE

Grupo AirBit Brasil

Como fazemos parte do grupo BITCOINS INVESTIMENTOS, tenho certeza que você vai adorar conhecer o AirBitClub, um clube de investimentos em Bitcoins que paga de 30 a 50% de lucro sobre o valor investido e possui um programa de afiliados que remunera super bem... ganhe 20% do valor investido pelo seus indicados imediatamente... e melhor, tudo isso em Bitcoins. Receba Bitcoins todos os dias direto em sua carteira!.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário